Conto: Famigerado

Oi gente! Hoje quero compartilhar mais um conto, mas esse é especial, pois é do Guimarães Rosa. Não! Não sou fã dele e sinceramente não gosto muito do que ele escreve, mas tenho que confessar que ele é genial. Para ler um conto dele, acho que reli umas 3 vezes, pois o seu linguajar e "entre linhas" é meio complexo para uma mera mortal como eu.

Esse conto faz parte deste livro.
Nesse conto, temos um cavaleiro chamado Damásio, um conhecido assassino da região que vai procurar um doutor (segundo ele é uma pessoa de conhecimento), para saber o que é a palavra Famigerado, pois um "moço do governo" disse que ele era isso. Ao perceber que não sabia o seu significado, teve que buscar alguém com mais conhecimento: o Doutor.  Essa sua curiosidade tinha a ver com o que poderia acontecer com esse tal moço. O conto gira em torno da busca em descobrir o significado dessa palavra. Quando enfim encontra o tal médico (e narrador da história), é questionado o por que desse interesse todo nessa palavra. Ao explicar a situação o médico toma uma decisão.... (só lendo para saber).

No final do conto, temos que ler entre linhas, pois o médico diz: "Olhe: eu, com o sr. me vê, com vantagens, hum, o que eu queria uma hora destas era ser famigerado – bem famigerado, o mais que pudesse!...(...)"
Esse conto me fez refletir sobre as questões da linguagem, no quanto é importante a gente conhecer determinadas palavras e seus significados. Afinal nem tudo que parece é.

Se você ficou com vontade de ler, encontrei esse site com o conto inteirinho: http://famigerado-guimaraesrosa.blogspot.com.br/2012/08/conto-de-guimaraes-rosa-famigerado.html

8 comentários:

  1. Oi Ane!
    Gostei da indicação de hj. Tenho muita vontade de ler este livro.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  2. Que encantador!

    Ainda não li este conto, mas estrará para a lista de vou ler. -rs

    Muito boa indicação.

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O que você sente por ele talvez seja minha relação com a Clarice Lispector haha. E esse livro é sensacional, foi o primeiro que li e difícil viu?
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Quer ganhar $$$$ com seu BLOG trabalhando 1h por dia?
    Voce não precisa vender nada e nem indicar pessoas.

    Acesse: http://ganhosweb.com

    ResponderExcluir
  5. A linguagem dele é mesmo dificil né..o que desanima algumas pessoas para ler..
    Mas realmente ele é genial!!
    E esse livro parece ser legal!
    Valeu pela dica..

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane!
    Não conhecia o livro, mas acho que não leria. Não faz muito o meu gênero literário. rs

    BjO
    http://www.the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ane, tudo bom?

    Que ótima indicação *-*
    Fiquei bem afim de ler o conto, corri pro site e achei formidável, apesar de não fazer muito meu estilo.

    Obrigada pela dica.

    Beijocas,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, Guimarães é mesmo difícil da gota. Eu que o diga, com esses contos dele na facu. Me matava feito louca pra entender. kkkk Pq realmente a linguagem não ajuda né?
    Daí que vem o nosso questionamento, ler mais para adquirir vocabulário, assim não ficamos tão limitados.
    Guimarães é divino, e todos os textos dele que li até hoje são lindos, valem muito a pena serem lidos. Ótima dica!
    Bjokas querida.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir