Dica de Leitura...

Oi gente! Hoje eu trago para vocês uma suuuper dica para quem gostaria de saber mais sobre a literatura brasileira. Esse livro é um pouco antigo, reencontrei ele naquela minha arrumação, herdei ele do meu pai, pois para quem não sabe, ele é professor de português e por muito tempo, também foi de literatura. Tenho alguns livros que eram dele.

Esse livro é praticamente um guia da Literatura brasileira. Sergio Gonzaga conseguiu reunir principais autores nacionais num único exemplar. Eu acho esse livro indispensável para quem é do mundo das letras e deseja conhecer mais sobre a nossa literatura.


O livro tem ilustrações, poemas e é dividido em categorias literárias, por exemplo: Barroco, romance etc. Cada autor no seu devido "lugar". Além dos poemas e histórias, também temos algumas relações de artes, como a pintura, em determinados poemas. 

Esse livro é fantástico mesmo, é muito bom conhecer nossos autores e como eles estão interligados com outros e com a nossa história, seja brasileira ou literária. Eu reli essa obra nesses últimos dias e foi como se eu tivesse lido pela primeira vez. Cada vez que eu leio é uma nova sensação, um novo sabor das palavras e até mesmo uma outra visão de cada poema contido dentro dele. Ele consegue ser direto, não são aqueles livros chatos que você não entende quase nada, que tem no final do próprio livro de Português que eram trabalhados nas escolas sabe?! (não sei se ainda existe isso, mas na minha época era assim, o livro de português além de ser enorme vinha junto  bem no final uma parte de Literatura e era bem teórico  #TÔVELHA). 

Quem quiser saber mais sobre a Literatura eu indico esse livro, mas acredito que deve existir um livro mais novo, ou até mais recente sobre esse mesmo assunto, pois esse é velho mesmo, no tempo da antiga ortografia (com seus tremas e tudo).





8 comentários:

  1. Oi Ane!

    Adorei a dica. Um bom livro sobre literatura é sempre útil. Eu comprei uma edição da revista bravo especial sobre literatura nacional fantástica.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom? Espero que sim.

    Primeiro devo dizer que adorei seu blog, sério. Muito legal mesmo. É sempre bom conhecer blogueiros e ler coisas tão legais. Continue assim, ok? Estou seguindo e sempre que der passarei por aqui. Gostei mesmo!

    Ah, também tenho um blog literário. Passa por lá depois. Quem sabe você não gosta do meu espaço? Ficaria agradecido, é claro!

    Deixo o link: http://www.diariodebordodeumleitor.com/

    Um abração,
    Igor Gouveia.

    ResponderExcluir
  3. Oiie , Gostei Muuiito do seu blog !
    Surpercriativo!
    Ja estou seguindo !
    Vem conhecer o meu ?

    www.fernandacarrdozo.blogspot.com

    Te Espero Lá !
    F.Cardozo

    ResponderExcluir
  4. Leio poucos livros de literatura, mas esse me parece bastante interessante!
    Já gostei!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente uma ótima dica! Acho super válido para quem quer saber mais sobre nossa literatura, será que consigo encontrar o livro em minha cidade? Talvez na biblioteca :D

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  6. Oi Samy! É por ser mais antigo acredito que só em bibliotecas mesmo ou sebos, não sei se relançaram ou algo do tipo! Beijooos! :D

    ResponderExcluir
  7. Ai que delicia, Ane *-*
    queria esse livro, mas vou procurar pra vender na Estante Virtual *-*
    Adorei essa dica, muito válida :D

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Uma super dica mesmo!

    Pode ser que tenha uma edição mais recente...

    Adorei! vou pesquisar.

    beijos

    Nossa romance ardente com sobrenatural, vampiros... Muito bom!

    Com certeza merece ser lido!

    parabéns pela resenha querida!

    Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir