Resenha: Como dizer tudo/escrever em inglês

Oi gente! Bom, como vocês sabem (ou não), eu estou dando aula, mas muuuuuitas aulas e com isso, diminuiu muito a minha leitura. Estou lendo muito coisas de inglês, planejando aulas e etc. Então, como estou nessa "vibe" vim trazer para vocês o que achei deste livro.


Sinopse:
Após o sucesso da série best-seller Como Dizer Tudo, Ron Martinez une dois dos seus maiores sucessos: Como dizer tudo em Inglês e Como escrever tudo em Inglês. Nesta edição 2 em 1 o leitor encontrará centenas de expressões de uso cotidiano da língua inglesa, para fins comerciais, palestras e reuniões, turismo e hotelaria e para aqueles que moram no exterior. 

Os capítulos abrangem frases e expressões para aprimorar os conhecimentos sobre a língua inglesa em situações formais e informais, dentre as quais: como exprimir ironia, curiosidade, alegria, decepção, convicção, empatia, e muito mais. Além disso, abrangem dicas de ortografia, pontuação e ensinam a elaborar diferentes tipos de correspondência, incluindo cartas, e-mails e anúncios. 

Tendo feito uma ampla pesquisa das palavras e frases mais utilizadas no dia a dia e em jornais, revistas, livros, e-mails, cartas e relatórios em inglês, o autor construiu uma base de dados que pode ser usada como fonte de consulta para falar e escrever a coisa certa no momento certo. Não importa sua proficiência ou motivo para usar o inglês: esta é a ferramenta definitiva que o levará a um nível de comunicação realmente eficaz! 


Minha opinião:
Este livro foi um pouco decepcionante. Não curti muito a primeira parte que é como dizer tudo em inglês. Achei muito mecânico. O livro nos mostra diversas situações que você "pode" utilizar essas frases. E é exatamente por isso que eu não curti. Não fica natural sabe?! E se a pessoa que você está falando não fala aquilo que está escrito como faz?! Essa parte do livro, seria muito boa para quem quer fazer um mochilão e que tenha um conhecimento um pouco maior de inglês. Algo como um guia de "não esqueça". (Quem sabe inglês entendeu o que eu quis dizer, pois muitas vezes esquecemos as palavras, talvez por falta de uso ou esquecimento mesmo). Agora se você quer aprender inglês com esse livro, vai ficar um pouco mais complicado, pois ele tem diálogos que remetem a apenas algumas situações.
Talvez, eu tenha colocado expectativas demais nesse livro, pois achava que eu poderia planejar aulas com ele, mas NÃO. Fica bem complicado dar uma aula com esse livro.
Já a parte da escrita (como escrever tudo em inglês) é um pouco melhor. Realmente dá dicas úteis que você pode utilizar. Já nessa parte, até poderia dar uma aula para aluno um puco mais avançado, mas não é o que eu esperava.
Se você quer um guia, tipo lembrete de vocabulário vale a pena comprar esse livro, mas caso seja professora e queira algo como apoio para suas aulas, DESISTA, fuga, CORRA se possível. Acho que esse livro foi a minha decepção desse ano. Por enquanto só tinha lido livros que eu gostei ou razoavelmente bom. Mas esse realmente foi DECEPCIONANTE.

P.s.: Se você encontrar esse livro em uma livraria FOLHEIE, olhe BEM para ver se valerá a pena, de repente para você será ótimo um livro desses (o que não é o meu caso). Eu não tive a oportunidade de folhá-lo, pois comprei em uma promoção do submarino. Pesquisei na internet e achei que seria útil para minhas aulas SÓ QUE NÃO. Então, fica a dica, se você for comprar algum livro relacionado ao aprendizado de outro idioma ou qualquer outra coisa do gênero, OLHE bem, pegue, analise.
 Depois dessa situação só comprarei livros deste tipo quando eu já tiver olhado, pego e tiver certeza que vai será útil.

35 comentários:

  1. Gostei da dica
    Ainda mais porque tenho que estudar muito inglês

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Esses livros guias sempre acabam nos decepcionando não é? Que pena que você não gostou flor, e muito sucesso nas suas aulas!
    Tem promoção nova!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane!!

    Meninaa eu admiro muito você, porque eu odeio inglês e talvez até por não ter aprendido nada na escola e por isso tenho dificuldade.

    Mas tenho muita vontade de fazer um curso, queria muito ler livros em inglês.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. Sabe que eu amo inglês e tenho certa facilidade, mas tem livros que dificultam ainda mais o aprendizado da língua e quando você não se identifica com ele, nem adianta, é melhor trocar mesmo!

    beijos,

    Greice Negrini

    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Comprar pela internet tem dessas.

    ResponderExcluir
  6. Oii Ane!!! Estou engatinhando ainda no inglês e tinha visto esse livro. Pensei em comprá-lo, mas depois do que falou, acho que também não servirá para mim que estou começando!
    Valeu a dica!!!
    Se puder me faz uma visitinha?
    http://haveaniceday11.blogspot.com.br/
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. nossa deve ser bom amo Inglês e vou fazer curso de Inglês, mas se é complicado é melhor haha ou não é melhor aprender de forma certa depois voce certifica seu Inglês sabe

    cafezinhoviciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  9. Sou leigo em inglês. Tem algum bom livro para indicar-me? Quero muito aprender. Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tem um livro chamado Inglês para leigos, nunca li, peguei e etc, mas os que sabem inglês dizem que é bem bom ;)

      Excluir
  10. Valeu pela dica, um abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada pela sua resenha, esse livro seria inútil para mim, pois eu uso o meu Inglês todos os dias, muitas vezes até mais do que eu meu Pt, ou seja, procuro mais coisas novas e não o repeteco, e se for para ter um livro com frases a la robô prefiro não ter. Eu não sou professora sou tradutora/interprete mas tenho um livro aqui há anos que é ótimo para professores, aqui está o ISBN dele e tenho certeza de que vc irá amá-lo. 8535215069

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente é deprimente ver esses livros " a lá robô" é um saco.
      Obrigada pela dica, vou procurar ;)

      Excluir
  12. Oi já estava com o boleto para pagamento nas mãos, ainda bem q entrei aqui. Brigaduuuuu. Coimbra- Porto Alegre - 10/02/2014. 03h54m.

    ResponderExcluir
  13. Ta quase fechando a compra no site do submarino qnd encontrei essa sua resenha no google. Muito boa sua dica, mas aí eu te pergunto, comecei um curso de inglês basico e preciso de alguns materias de apoio, vc acha q esse livro pode me ajudar???
    Se puder mande a resposta do meu e-mail: ir.amauri@hotmail.com ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amauri! Keep calm! Se você está no básico comece de onde você está... Pode ser livrinhos infantis, algo que tu realmente consiga ler, que tenha uma ou duas palavras que você não entenda, pq é bem chato e desmotivador para um aluno pegar um livro, ou texto que tenha muuuuitas palavras que não conhece!
      Então vá pelo o que tu sabe e siga em frente! :D

      Excluir
  14. Respostas
    1. Olá! Infelizmente acho que não tem! :/

      Excluir
    2. Tem o livro COMO DIZER TUDO EM INGLÊS, em pdf sim... e algo mais. Vejam os links:
      1. Em pdf: http://www.macchia.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Como-Dizer-Tudo-em-Ingles.pdf

      2. Se quiser em epub, formato para readers (como o LEV da Saraiva e o Kindle, da Amazon):
      https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=Como+escrever+tudo+em+ingl%C3%AAs+epub.

      Para vocês, professores de inglês, sugiro o livro didático, muito bom, para vocês lerem e adaptarem cada dinâmica para suas aulas:
      CEM AULAS SEM TÉDIO - INGLÊS - dos gaúchos: Antônio Paim Falceta e Lígia Mothes. Existe também o livro CEM AULAS SEM TÉDIO - Língua Portuguesa, uma espécie de adaptação do livro para aulas de inglês, mas, também, muito bom.
      Abraço.
      Saulo.
      línguanativa.blogspot.com / portalcursosdf.com (em construção)

      Excluir
    3. Olá Saulo tudo bem??? Obrigada pelas dicas!
      E eu já resenhei esse livro, cem aulas sem tédio e é demais! Eu amo esse livro!

      Bjssssss

      Excluir
  15. Ola, tenho o livro e acho ele muito bom, mas o que tenho a dizer é que tudo depende.
    Se vc pensa em ensinar com ele, realmente é um pouco complicado pq não tem muita conexão, mas se vc pensar em aprender expressões para usar no dia a dia, ele é perfeito... por isso estudo ele diariamente...
    Muito bom o livro...

    ResponderExcluir
  16. Somente o seu comentário fala que não é legal! TODOS os outros que vi, falam que é excelente, inclusive o comentário de um professor de inglês que conheço: "é excelente pra aprender a falar inglês"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu leu bem o que eu escrevi reparou que ele não ajuda muito para AULAS[Ensinar].,. Agora se você quer aprender sozinho(a) é um bom investimento, pois não é tão caro! Bjs

      Excluir
  17. Eu acabei de comprar o livro na americana.com e acho o livro muito bom só pela sinopse,sei que com ele não vou sair falando inglês porem lendo e relendo no trajeto trabalho casa deixarei de esquecer aquelas frases simples que por não praticar acabo esquecendo.Acho que a finalidade do livro e essa.

    ResponderExcluir
  18. Normalmente, eu passo longe desses livros com títulos pretensiosos... "Como Dizer tudo", "Como escrever tudo"... Faça me o favor...
    Os melhores livros para uso em sala de aula que encontrei até agora:
    1º) Leitura em língua inglesa, vários autores, Editora Disal;
    2º) The Blue Book of Grammar and Punctuation, Jane Straus, Editora Wiley;
    3º) Writing in English: Step by Step, Elizabeth Weal, Editora Tenaya Press.
    Recomendo fortemente esses livros.
    E parabéns por este blog, que consegue conciliar informação útil e fofura com muita elegância rs...
    Abraço!

    Sebastião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Acho q algumas pessoas ainda não entenderam!!
      O terceiro é realmente muito bom, conheço!!
      Obrigada pelas dicas!!!

      Beijooooos! :D

      Excluir
  19. De 300 e poucas avaliações, a sua foi uma das poucas que avaliou mal. Talvez seja o propósito do livro e não a qualidade que não te agradou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, não falei da qualidade do livro, ele é bom, mas como disse, ELE NÃO SERVE para o que eu quero/gostaria. Cada um tem sua opinião e essa foi a minha ;)

      Excluir
  20. Tambem depende, as ferramentas existem e a pessoa deve saber utilizar de maneira que a facilite mais, eu não li este livro ainda mas pelo que dá pra ver ele está repleto de expressões idiomaticas, e estruturas da lingua Inglesa que podem ser analizadas e compreendidas de formas a mostrar qual o pensamento para formar uma frase.Mas é claro que não serve para quem esta a começar e nem como plano de aula, para essa finalidade existem outros guias e manuais. Um outro ponto é que a língua é oral, se voce conseguir falar "quero beber água." é muito melhor que não saber falar nada, não podemos esquecer que é assim que nós aprendemos a nossa lingua materna...honey ouvindo e copiando as frases ouvidas e associando-as com as actividades.
    Bom é isso que eu quis compartilhar sei que é muito pouco, não sou perito no assunto, não sou psicologo nem nada, não falo ingles digo que nem o basico, não fiz nenhm curso gostaria muito de saber falar para melhorar os meus estudos. Parabéns pelo trabalho que desenvolves para ajudar as pessoas que estão a começar. Desculpe pelo texto extenso. lot of kisses. Garcez

    ResponderExcluir
  21. Oi , Ane.
    Ja que vc acha que o livro não cumpriu suas expectativas, vc poderia doá-lo.
    Para mim por exemplo,que cobiço esse livro a muito tempo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu estou a procura desse livro nas lojas, e eu acho que o livro pode exercer várias questões úteis para veteranos digamos, avançados, por exemplo,
    ter diálogos longos e claro que as frases que você leu podem ser úteis.

    ResponderExcluir