Desabado de uma ex/futura prof

E hoje infelizmente o post não será alegre, divertido, tão pouco compartilhando uma rotina de descobertas e aprendizagem. Hoje é um post de desabafo, de uma professora, mas antes de tudo de um ser humano desacreditado em sua cidade e país. Não queria entrar nesse assunto de política, mas infelizmente terei. Quem não é do Sul, talvez fique um pouco por fora, mas serei breve. Rio Grande do Sul está praticamente falido e todo o mundo sabe que no Brasil, mais especificamente meu estado- RS- é o lugar que menos paga o seu servidor. (Nem entrarei em questões de salário, pois é um ABSURDO). Mas o querido governador desse meu Rio Grande que eu tanto amo, está destruindo a minha vontade e até dignidade em ser professora. Ele atrasou os salários dos servidores públicos. Vocês tem noção disso?? Além do atraso, PARCELOU nosso salário. Imagem só, vocês trabalhando DIGNAMENTE e no final do mês não terem os seus salários, já pensou nisso? E foi exatamente isso que aconteceu. Recebemos míseros 600 reais. O que se faz com isso quando se tem contas para pagar? Tais contas não são parceladas, quanto mais adiadas para pagar outro dia. Foi um verdadeiro caos... E olha que não tenho filhos, imagina se eu tivesse. (P.s.: Ainda estamos recebendo o resto do salário).
A pior parte de todas é encarar o aluno depois disso, como chegar para dar aula... Com que MORAL?? Sim, lutamos, fizemos greve, mas nosso sindicato não está nos apoiando, pois tem toda a questão de recuperar aulas e tudo mais. Voltaremos a dar aula como se nada tivesse acontecido.
Essa é a triste realidade de quem trabalha e muito para mostrar um futuro melhor para os alunos, mas como?? Se nem o nosso futuro será digno, pois esse querido governador diz: "vai piorar". Tem como?? Claro que tem. Ele está com projetos que só ferram o servidor público. E sabe o que eu tenho vontade? De largar tudo, pois passar mais meses nessa angústia de recebe ou não recebe, greve ou não greve, vai ou racha está realmente me matando. Meu psicológico está fragilizado. Penso muito em mudar de profissão!!!!

A cada dia que passa é uma reflexão do que eu estou fazendo com a minha vida. Não estou mais naquela empolgação de mostrar ao aluno além da minha matéria, pois esse além nem eu sei mais. É uma mistura de incerto com duvidoso. É como se eu fosse adolescente novamente, como se eu tivesse entre a faca e a espada para decidir o que fazer no vestibular... É assim que eu me sinto, mudo ou não mudo, jogo a toalha ou não? Acredito num futuro melhor?? 

Nesse momento gostaria muito de ser mais otimista, de poder ver tudo ao meu redor com outros olhos, mas está complicado.

E esse é só mais um desabafo de uma professora que acreditou num mundo melhor.


16 comentários:

  1. Oi Ane
    O desrespeito aos Educadores é lastimável e daí vem a decepção e desejo de jogar a toalha
    E sabe porque não o fazemos?
    Porque somos EDUCADORES e não meros professores que ministram aulas.
    Estou boquiaberta coma situação no seu estado
    Sei somos desvalorizados mas aqui nunca vivenciamos uma situação de tamanho descaso e abuso do poder público
    Uma semana de paz
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, que trsite notícia e sei o que passa pois meus pais sãop professores. Sou de SP e infelizmente por aqui a coisa tb não caminha bem. Acho um tremendo desrespeito á profissão, uma vez que o professor é essencial em todas as áreas: um médico precisa do professor, um engenheiro para exercer sua função teve professores. Enfim, nada substitui esse profissional, nem mesmo toda a tecnologia que temos.
    O que se pode fazer sempre é reivindicar pelos direitos e quanto aos alunos: valorizar o que tem em sala. Respeitar e valorizar seu professor.
    Eu guardo no meu coração todos os professores que me ensinaram não somente as matérias obrigatórias mas lições que estão longe da cartilha: amor, respeito, moral.

    Não desista, tenha força porque precisamos de profissionais que se importam. Como vc!
    Um grande abraço e vc não está sozinha
    Paulinha
    http://penseira-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Imagino como você deve estar se sentindo. Eu estou na faculdade de licenciatura, mas já desistir de ser professora, primeiro não tenho vocação, segundo o salário não ajuda muito. Pra ser professor e ganhar bem, tem que fazer mestrado, doutorado e o que mais poder e dar aula em uma faculdade( e de preferencia particular), ai você vai ter dinheiro... =/

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,
    Não é fácil, infelizmente nosso país só sabe ser explorado. Parece que aprendemos a aceitar tudo o que nos empurrado, acostumamos com políticos corruptos, votamos errado, hoje tenho uma visão que jogamos toda a responsabilidade e criação dos nossos filhos para os professores e as escolas, afinal os pais estão sempre sem tempo.
    Não perca a esperança de dia melhores, não desista da sua profissão, melhor vocação, pois creio que para ensinar temos que ter um dom, ainda mais com todas as dificuldades nesse tempo maluco em que vivemos.
    bj
    www.dnabookz,com

    ResponderExcluir
  5. Ola Ane !!! Vim bordar um recadinho na sua pagina, terminei de visitar seu blog gostei D++++ das postagens. Parabénssss. Não desista do seu projeto, nunca devemos perder a esperança, eu sempre falo que devemos ter um segundo plano,caso um não de certo temos uma 2 opção, no momento estou conciliando as 2. Te espero na minha pagina. Abraços fica com Deus.http://hildasbordados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O país é uma piada, salvo algumas raras exceções a maioria dos profissionais se matam de estudar para depois terem uma profissão, mas o que vem? salários absurdos, que não dão nem para pagar as contas mais básicas, de água, luz, gás, iptu......eu já quis e quero ainda ser professora, sou farmacêutica e imagina a piada que é a saúde nesse país? O piso salarial é tosco e temos a vida dos pacientes nas mãos, um medicamento errado e a pessoa pode morrer....eu as vezes perco a esperança, mas as vezes ela volta, .....mas é realmente uma situação desesperadora, pois não se vê luz no final do túnel

    ResponderExcluir
  7. Oi eu gostei de saber sua opinião, não soube o livro.
    Eu o sigo, você também me seguiria?.
    Um abraço ^^

    ResponderExcluir
  8. Encontrei seu blog e é uma honra estar a ver e ler o que escreveu, quero felicitar-vos, pois é um bom blog, sei que irá sempre fazer o melhor, dando-nos boas noticias, e bons temas.
    Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo.
    Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog.
    PS. Se seguir, fique a saber que irei seguir também seu blog, se o conseguir encontrar.
    António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Olá moça! Muito verdadeiro seu desabafo! Moro em São Paulo e sou filha de professora... acompanho diariamente por tudo o que vocês passam e conheço de perto esse sentimento de impotência e desilusão que você vive hoje. É muito triste! A profissão deveria ser muito mais valorizada, pois sem professores, não há educação. Sem educação, não temos nada. Continue firme, pois a luta é dura, mas nós precisamos de vocês.

    Um beijo!

    Débora
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Ane,
    boa tarde!
    Sinto que esta situação está deixando a todos nos brasileiros muito descrentes. Ficamos à merce do que vai acontecer - e o futuro tá parecendo tão incerto não é mesmo? Essa insegurança me incomoda muito.
    Torço para que melhore, pra mim, pra você, para todos nós.
    A fé é ainda o que me move. Por enquanto.

    Abraço!
    Mi
    http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. É inadmissível isso, que descaso absurdo com vocês professores, sabemos que não é fácil, nem tenho palavras para dar força, sei que é difícil ter esperança, mas não podemos desanimar. Há de aparecer uma luz no fim do túnel. Força.

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  12. É muito triste essa situação, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir


  13. Bom dia

    Meu nome é Fernanda Alves, eu falo em nome da Lionshome. Estou entrando em contato com você, pois estamos analisando blogs em todo o Brasil para fazerem parte de nossa Rede de Blogs e o seu blog foi selecionado.

    Nós gostamos bastante do conteúdo da sua página. Temos certeza que nossos usuários vão gostar e se informar melhor.

    Só explicando um pouco melhor sobre a LionsHome, nós somos uma Startup localizada em Berlim que durante seus dois anos de vida vem crescendo rapidamente. Recentemente lançamos nosso Website no Brasil e estamos buscando Blogs com conteúdos interessantes e interativos para fazer parte da Rede LionsHome de Blogs.

    Com a nossa rede de blogs você tem a oportunidade de adicionar uma pequena descrição sobre os seus posts ao nosso website através do RSS-feed, atraindo assim mais visitantes e leitores para o seu blog (quando os usuários clicarem em seu post são redirecionados para o seu blog). Caso você tenha interesse, essa participação é completamente gratuita, já que estamos entrando agora no mercado brasileiro. A única coisa que pedimos em troca aos blogs da rede Lionshome é adicionar uma pequena logo nossa em sua página inicial assim que você se registrar.

    O link para se inscrever é o seguinte:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/signup/

    Se você quiser saber como funciona melhor nossa rede de blogs, pode visitar nosso website:

    http://www.lionshome.com.br/br-br/blogs/all/ (Brasil)

    Espero que tenha gostado!

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

    Fico no aguardo.

    Abraço.



    --
    Fernanda Costa
    Marketing & Community Manager Brazil

    +49 30 120 534 090
    www.lionshome.com.br

    LionsHome GmbH
    Sophienstr. 16
    10178 Berlin

    Register: Amtsgericht Charlottenburg - HRB 163781 B
    Sitz der Gesellschaft: Berlin
    Geschäftsführer: Michael Röcker
    Steuernummer: 37/441/22079
    USt.-ID: DE299199773

    --
    Fernanda Costa
    Marketing & Community Manager Brazil

    +49 30 120 534 090
    www.lionshome.com.br

    LionsHome GmbH
    Sophienstr. 16
    10178 Berlin

    Register: Amtsgericht Charlottenburg - HRB 163781 B
    Sitz der Gesellschaft: Berlin
    Geschäftsführer: Michael Röcker
    Steuernummer: 37/441/22079
    USt.-ID: DE299199773

    ResponderExcluir
  14. Olá meus amigos

    Parabéns pelo blog, muito legal. Já estou seguindo
    Aproveitamos a oportunidade para compartilhar também com vcs
    o nosso Blog. Se desejar siga-nos e receba uma Mensagem Edificante para Alma
    http://josiel-dias.blogspot.com.br/

    Deus abençoe ricamente

    Josiel
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  15. Encontrarte
    leerte
    y conocerte
    abrazo desde Miami

    ResponderExcluir
  16. Ótima postagem gostei muito, ganhou um fã abraços.

    Me segue, que eu sigo de volta!

    http://nintudo.blogspot.com.br/

    https://plus.google.com/+NinTudo/

    ResponderExcluir